O Guia foi desenvolvido com o objetivo de clarear o processo e mostrar a importância de todas as etapas do e-commerce brasileiro. Um conteúdo de altíssimo nível para analisar as diferentes frentes do e-commerce e detalhar as iniciativas mais adequadas para quem deseja alcançar o “estado da arte” no comércio eletrônico.
Este resultado só foi possível porque conseguimos reunir mais de 40 profissionais que estão na linha de frente do e-commerce no Brasil.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Conheça os autores:
Foi CO-Founder de uma empresa de transportes de cargas fracionadas, por 13 anos onde seu time era composto por mais de 100 colaboradores homens. Como empreendedora, já quebrou duas vezes mas continua firme no seu propósito e hoje Ceo e Founder da soulog, uma Startup que nasceu há 2 anos no mercado, e está no segmento de logística Fulfillment, nichada em atender os lojistas PME.
Graduado em Marketing, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. É líder do comitê de e-commerce da ABRADi, professor da ComSchool e atua como Chief Marketing Officer (CMO) na JET. Em 2019 foi premiado como MVP pelo E-Commerce Brasil.
Hele Moura é presidente do Comitê de líderes de e-commerce SP, especialista em e-commerce para agronegócio, co-fundadora da A Liga Digital - projeto social que leva jovens de periferia para o mercado digital. Também é comentarista da Record News, no programa Inova360, é Google Partner desde 2008 e possui MBA em Business Intelligence pela FIAP.
Além disso, possui especialização em Gerência Comercial pela FGV e cursa MBA em Agronegócio pela Esalq-usp é sócia fundadora de startups de Marketing Digital, atua neste segmento desde 2005. Teve passagens por grandes empresas, como Terra, Scup, foi sócia diretora da Ativi Intellingence Marketing.
Atuo desde 2009 em agências de publicidade envolvidos em projetos de e-commerce, trabalhei nas principais plataformas de e-commerce do mercado brasileiro (B2W, Rakuten e VTEX). Fui responsável pela equipe comercial da agência de tecnologia e performance que atendia contas como Grupo Boticario, Telhanorte, Sony, C&C entre outros.
Hoje estou à frente do E-commerce e Varejo, uma plataforma de conteúdo que ajuda pequenos empreendedores a construírem marcas fortes do ambiente digital.
Fundou sua primeira startup em 2000 quando a internet ainda era acessada por linhas telefônicas e cd-roms de discadores.
Desde 2009 atua nas áreas de vendas, marketing e tecnologia, o que lhe deu experiência para unir todas estas expertises e trazer ao mercado soluções inovadoras e assertivas.
Trabalhou em grandes empresas de telecom e internet, como Portal IG e Brasil Telecom.
Atualmente é cofundador e CEO da GETBOTS, um ecossistema de interfaces conversacionais e CEO da Talker Shop, uma plataforma de chatbot que ajuda consumidores a comprarem em loja virtual de modo prático e intuitiva.
Gerente sênior de marketplace no Magazine Luiza e professora de Omnichannel na Comschool. Trabalha com e-commerce a 9 anos, tendo passado por grandes empresas como Ricardo Eletro, Grupo Estado e Infracommerce!
É física de formação, pós graduada em Gestão Comercial pela ESPM e com MBA em Marketing pela FGV. Hoje, dedica-se principalmente ao projeto e ao propósito de digitalização de pequenas e médias empresas espalhadas pelo Brasil!
“Autor e Organizador do Livro Marketing Digital de Alta Performance, da Editora ComSchool.
Membro do Conselho Administrativo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM) e Consultor de E-commerce para empresas como Honda, Diesel, Kipling, Jornal Gazeta do Povo e Bemol.
Sócio Diretor da ComSchool e Head Fábrica de Empresas, tendo atendido como consultor mais de 300 projetos de negócios digitais.
Advogado Especialista em Direito Digital, Propriedade Intelectual e Novos Negócios. Meu escritório resolve qualquer problema jurídico no Mercado Ecommerce; Startup's e Negócios Online (Edtech; infoprodutos; meios de pagamentos) e outros.
Profissional a 15 anos no mercado de marketing digital especialista em e-commerce.
Raphael é sócio na Sanders Digital, agência especializada em Marketing e E-commerce localizada em São Paulo e fundador do E-commerce de Zero a Cem. Raphiz foi responsável pela implantação e gestão do marketing de clientes como Danone, Ferrero Rocher, Suvinil, Ikesaki, Probel, CNA, Chevrolet entre outras. Também é Professor de e-commerce na Faculdade Belas Artes e Professor de Marketing Digital na ComSchool.
É especialista em Business Excellence. Empreendedor do mercado digital desde a década de 90, foi sócio de uma das primeiras agências digitais do país, a Brasil Multimídia. Paralelamente à função de professor e palestrante, também foi Diretor de Operações da Netshoes, OQVestir e Shoestock.
Samuel Gonsales é especialista em Omnichannel, Sistema de Gestão (ERP) e e-Commerce acumulando mais de 23 anos de experiência.
Head de Redes Sociais e Embaixadora no Mulheres no E-Commerce e tem quase uma década de vivências no mundo digital ao qual é apaixonada! Já trabalhou nos grandes players do E-Commerce como Mercado Livre, B2W, VTEX, Rakuten e Rede, tendo conhecimentos gerais sobre o ecossistema que compõem a venda on-line. Atualmente, tem se arriscado em novos desafios como Co-Founder do SeuBrexô
Graduado em Sistemas de informação e graduando em engenharia de Produção com MBA em gestão de inovação. Desde 2002 a frente da F1 Commerce, teve seu primeiro e-commerce em 1999. Já participou de mais de 600 projetos de digitalização, sendo hoje especialista em processos e operações de e-commerce B2B para indústrias, importadores e distribuidores, atendendo empresas como JBL, FGV, Cultura Inglesa, MAM, Schulz, Bettanin entre outras. Entusiasta de digitalização e adequação de negócios para continuidade destes pela internet é palestrante e professor dos principais eventos e escolas de e-commerce do país.
Caio Comerlato é Head de novos negócios do Tiny ERP
Profissional de marketing com formação em publicidade e propaganda pela Anhembi Morumbi/SP, pós graduação em comunicação corporativa pela ESPM/SP, pós graduação em marketing digital pela ESPM/RS e MBA em gestão, empreendedorismo e marketing pela PUC/RS. Empreendedor intra e fora da empresa, com trajetória por diversos segmentos como mercado imobiliário, alimentação, agência on/offline, hotelaria, indústria moveleira e soluções SaaS para e-commerce.
Fábio é CSO na Synapcom e possui mais de 15 anos de atuação no mercado digital, com passagem por empresas como DHL Supply Chain, Infracommerce e Correios. Atualmente é diretor de Indústria da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e membro do conselho do Grupo Integralmédica.
Atua como curador e professor da ComSchool, Impacta e da cadeira de Cultura e Transformação Digital do MBA de Varejo e Mercado de Consumo da Universidade de São Paulo (USP).
Co-CEO/ Founder da Agência f.up, é especialista em e-commerce, possui 20 anos de experiência no desenvolvimento de projetos para clientes de médio e grande porte como Danone, Bonafont, Faber Castell, Flexform, Usibras, Dunort, Wizard Idiomas, Yázigi, Bayer, Tectoy, entre outros.
Rodolfo Helmbrecht é Business Manager LATAM do ANYMARKET, plataforma de vendas em marketplaces. Trabalha há 5 anos com e-commercee marketplaces, passando pelas áreas de parcerias, sales marketing, desenvolvimento de novos negócios, expansão internacional e gestão, além d ter participado de grandes projetos em marketplace como Electrolux, Lacoste, Reserva e Lenovo.
CEO e fundador da Ecadeiras.com.br e da SELIA Fullservice e Cofundador da Escola Superior de Ecommerce. Experiência de mais de 12 anos no setor de comércio eletrônico com vivência internacional de 5 anos. Engenheiro de Produção com pós em Logística pela Poli- USP, MBA em Finanças pelo Insper e mestrando em tecnologia pelo MIT.
Co-CEO e Founder na Corebiz - maior agência de E-commerce da América Latina. Felipe acumula mais de 10 anos de atuação com comércio eletrônico, não só no cenário nacional, mas também em vários países ao redor do mundo. Especialista em Marketing Digital, atuou com grandes empresas como Ambev, Lenovo, Whirpool, Sony e muitas outras.
Atualmente é responsável pelo crescimento acelerado da Corebiz e comanda de perto a expansão global da empresa, que hoje já conta com 4 escritórios fora do Brasil: Espanha, México, Chile e Argentina.
Graduado em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, atua na área há mais de 7 anos, com experiência em marketing digital e parcerias. Entrou no ramo do comércio eletrônico quando criou seu próprio e-commerce aos 18 anos. Hoje dedica-se à área de parcerias da ClearSale.
Co-CEO e Fundador do ComEcomm - Comitê de Líderes do E-commerce. Diretor SP da ABComm - Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Empreendedor e especialista em e-commerce, com 20 anos de experiência, reconhecido como um dos melhores da América Latina. Coautor do livro "Gerente de E-commerce". Palestrante, docente e membro da Academia E-Commerce Brasil.
Profissional com 20 anos de experiência no mercado, sendo 10 como especialista em e-commerce, plataformas e tecnologias de integração. Com passagens por diversos players do varejo nacional, entre eles Saraiva. Carrega extensa bagagem de estudos e visão holística das principais plataformas de E-commerce do mercado brasileiro como VTEX, Magento, Linx Commerce, JET, entre outras. Passou também pelo mercado financeiro estruturando e posicionando o mercado de investimento junto a B3, e atualmente é responsável pela gestão de lojas virtuais no UOL.
Formado em Administração Comércio Exterior, com MBA em Negócios do Varejo Nacional e Internacional pela PROVAR/FIA, atualmente Head de Sucesso do Cliente e Consultor de Negócios Digitais na JET eBusiness, além de investidor em empresa de energia sustentável, com passagens por empresas como Volkswagen, JPMorgan, Cielo, Rakuten e ENEXT/WPP, liderando diversos projetos nas áreas financeiras, de serviços e produtos transacionais, com mais de 15 anos de experiência na área de vendas, ecommerce e novos negócios.
Formado em Administração pelo Mackenzie, com passagem pela Business School em Boston, é CEO e Fundador da Yooper Digital Marketing, uma agência de marketing digital com foco em performance, além de diretor da Seri.e Design, agência especializada em layout e programação para E-Commerce. Responsável por um time de mais de 100 colaboradores e estratégias digitais para mais de 200 marcas. Empresário desde 2010. Empreendedor desde o nascimento. Apaixonado por Marketing Digital desde a primeira conversão.
CEO e fundador da Conversion, agência líder em SEO (Search Engine Optimization) no Brasil, é especialista em estratégias de marketing digital e palestrante em diversos eventos no Brasil. Já atendeu marcas como Itaú, ViajaNet, Localiza, iFood, Brastemp, Growth Supplements, Consul, Marisa, Gran Cursos Online, Estadão, entre outras. Acompanhe nas redes sociais @diegoivo.
Co-Frundador da LinkApi (recém adquirida pela empresa Semantix por mais de 100M) e possui mais de 15 anos de atuação no mercado de tecnologia. É professor universitário na FIAP e empreende há mais de 7 anos. Atualmente é responsável pela área de Sucesso do Cliente da LinkApi.
Especialista em E-Commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital, atuando com consultoria, SEO e SEM, Usabilidade, Estratégia em Marketing para grandes empresas. CEO da Painel10 Consultoria E-Commerce. Head of Business Live eCommerce. Vencedor do Prêmio e-Awards Braspag 2014 e 2015 - Melhor Geração de Conteúdo - Projeto Hangout E-commerce. Indicado como Melhor Profissional E-Commerce 2015 - Afiliados Brasil. Selecionado entre os Melhores Profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de E-Commerce na Escola Casa e Educação e ILADEC - Instituto Latino Americano.
Cofundador e Head Comercial & Parcerias da agência SERI.E DESIGN e CTO da APAGE - Associação Brasileira de Profissionais e Agências de e-commerce, ajuda a mais de 15 anos, pequenas e grandes empresas a se consolidarem no varejo online, participando de mais de 3.000 projetos.
Antes de fundar a sua agência, Rodrigo passou 10 anos atuando como Analista de TI e em sites de Compra Coletiva. Depois de uma carreira bem sucedida e já Bacharel em Design Gráfico e de Produtos, agora ajuda não apenas empresas com suas lojas online, mas também profissionais e outras agências com o objetivo de regulamentar, profissionalizar e ampliar o segmento de e-commerce no Brasil.
Head de Parcerias Mercado Pago.
Há 20 anos no mercado de vendas de tecnologia para o varejo, com passagens por empresas nacionais e multinacionais de hardware e software como Boucinhas & Campos, Whirlpool e Rakuten, construiu um olhar amplo como lojista e provedora. Pós-Graduada em Marketing e MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela FGV, atua hoje como Head de Parcerias na maior Fintech da América Latina, Mercado Pago.
Fundador e CEO do Preço Certo, especialista em precificação, gestão por indicadores financeiros e planejamento para empresas.
Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é sócio do Bling. Apaixonado por e-commerce, já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.
Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e com Mestrado em Administração de Empresas pelo Insper. Começou a carreira no mercado financeiro e teve passagem em empresas como Citibank e B2W Digital. Foi Especialista para as Nações Unidas entre 2017 e 2020, representando o Brasil na UNIDO sobre o tema de Comércio Eletrônico. Fundador e CEO da Enext, também é autor dos livros: Líderes Digitais e Comércio Eletrônico: Melhores Práticas do Mercado Brasileiro.
Começou a empreender com 12 anos. Aos 16 anos assumiu o negócio da família com 4 lojas de roupas e aos 25 anos vendeu esse negócio que havia se consolidado em um grupo com 16 lojas, 10 fábricas, 1 software-house, 1 serralheria e mais de 1000 empregados.
Fundou uma construtora e trabalhou 4 anos como executivo em empresas de telecom e voltou a empreender novamente em 2007 quando fundou o Moip, que ao longo dos anos se firmou como uma das principais empresas de pagamento do Brasil, apesar de ter tido como investimento apenas R$ 500 mil ao longo da sua história.
Em 2016 o Moip foi vendida para um grupo alemão por R$ 165 milhões. Permaneceu à frente desse negócio até o final de 2018 e no início de 2019 fundou a Cora um banco digital com foco em pequenos negócios que, apesar de estar somente no começo, já atraiu como investidores a Kaszek (o VC com maior número de unicórnios da América Latina), a Ribbit (tida como maior investidora de Fintech do mundo), Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles, Beto Sicupira (3G, Ambev, dentre outros) e Norberto Giangrande (corretora Link e Rico), dentre outros.
Com formação no OPM pela Harvard Business School, MBA em Executivo Financeiro pelo Ibmec Business School. Igor acredita que os empreendedores podem são a força motriz da nossa sociedade e estimular e apoiar o empreendedorismo virou sua missão de vida.
CEO da Nerus S/A, empresa especializada na transformação digital do varejo e da indústria, levando estas operações para o omnichannel (B2C / D2C). Foi também diretor da TOTVS S/A e RM Sistemas S/A por 18 anos. É graduado em Ciência da Computação e Administração, MBA (IBMEC) e Mestrado em estratégia (PPGA-PUC MG). Seus principais interesses hoje são metodologias e tecnologias para transformação digital que ajudem empresas a vender on-line de forma eficaz.
Fundador & Co-CEO na Lexos, sistema de ERP com Hub de Integração pra E-commerces e Marketplaces. O executivo é graduado em administração de empresas, com especialização em marketing pela Concordia University Canada e especialização em Gestão de Negócios pela MBM Business School.
Superintendente Comercial na Adiq e Diretora Executiva no movimento Mulheres no E-commerce, também acumula mais de 30 anos de experiência, e desde seu primeiro emprego atua no segmento de meios de pagamento, sua trajetória é marcada por passagem em grandes empresas como American Express, Braspag, Rakuten e First Data, sendo mais de vinte e cinco anos atuando ou à frente de equipes comerciais e desenvolvimento estratégico.
co-CEO e founder da Corebiz - maior agência de e-commerce da América Latina, Renan é um dos profissionais mais apaixonados do mercado, dinâmico e ágil, já esteve envolvido com a transformação digital omni-channel para grandes empresas como: O Boticário, Kroton, Whirlpool, Motorola e etc. Conhecido por sua resiliência, acredita que com uma aliança entre marketing, tecnologia e pessoas quase todos os problemas digitais possam ser resolvidos com elegância e escala, hoje está focado na grande expansão global que a Corebiz está fazendo e tem como principal objetivo um crescimento acelerado ao mesmo tempo que sustentável.
VP of Business Development Brazil.
Karina é uma profissional com grande capacidade para atuar ao mesmo tempo em Planejamento Estratégico e Business Model.
Trabalha em uma das melhores techs de antifraude do mundo com foco principal em Bancos Digitais, eCommerce, Travel e Cryptocurrency.
Formado em Sistemas de Informação com mais de 13 anos de experiência em TI, mais 12 anos atuando no segmento de E-commerce, sendo 4 anos como lojista online e mais 8 anos como agência, onde implantou mais de 200 projetos de e-commerce e atendeu mais de 50 lojistas com os serviços de marketing de performance. Co-fundador da startup SOS E-Commerce, atualmente em standby e presidente da APAGE - Associação de Profissionais e Agências de E-commerce. Por fim diretor comercial do programa Inova360 da Record News.
Realização:
Apoio: